Método NINJA para fazer keyword research

Tempo de leitura: 4 min

A etapa mais importante na criação de um site é a keyword research ou pesquisa de palavra-chave. Vou utilizar o termo em inglês por uma questão de preferência.

Este foi um erro que cometi nos primórdios do Divulgando Web, quando ainda estava aprendendo sobre marketing digital e achava que escrever qualquer artigo interessante seria o suficiente para atrair muitos visitantes, ganhar dezenas de milhares de reais por mês, ser famoso etc.

Obviamente que estava completamente enganado!

É verdade que existem casos de blogueiros que produzem um conteúdo tão interessante e viral que acabam atraindo uma grande audiência e ganhando dinheiro com anúncios de empresas, programas de afiliados etc.

Mérito total deles e, infelizmente, eu não nasci com esse talento.

Porém, fui abençoado com um outro talento: o de ser questionador, detalhista e sempre pensar fora da caixa.

Maria vai com as outras?

Na minha opinião, seguir a manada tem as suas vantagens e desvantagens.

A vantagem é que se todos estão seguindo uma mesma direção, isto é um sinal de que há alguma coisa muito interessante para se ver, comprar, vender etc.

Seria triste saber que só você perdeu a festa, não é mesmo?

Por outro lado, a desvantagem é que as pessoas ficam tão cegas que não enxergam as outras inúmeras oportunidades que existem.

A consequência disso é que cria-se uma enorme brecha para os mais atentos aproveitarem a festa sem ficar no empurra-empurra! =D

Vou dar um exemplo para que você entenda exatamente o que quero dizer.

A maior parte dos empreendedores digitais sabe que o nicho de emagrecimento é altamente lucrativo porque todos querem ficar com um corpo mais bonito, saudável e aumentar a auto-estima.

Aqueles que dominam a 1º página do Google para keywords relacionadas a esse nicho ganham um bom dinheiro.

Meu historico de vendas

Não queria dar uma de Rei do Camarote, mas achei importante mostrar que sei exatamente do que estou falando provando com resultados! =P

Estas são as vendas que fiz do produto Queima de 48 Horas ao longo deste mês.

Quando alguém pensa em entrar nesse nicho, a primeira ideia que passa pela cabeça é fazer uma pesquisa no Keyword Planner para palavras como: dieta para emagrecer, como emagrecer etc.

Veja abaixo os resultados desta pesquisa:

Wow!

Existem 40.500 pessoas procurando o termo “como emagrecer” e mais outras 40.500 para o termo “dieta para emagrecer”! Esse é um ótimo nicho para entrar!

Antes de ficar empolgado e tentar rankear para estas keywords, pense o seguinte:

1- Será que você foi o único gênio a pensar nisso? (veja de novo a foto do House! hehe)

2- Será que todas as pessoas que querem emagrecer digitam estes termos no Google (lembre-se que o Brasil tem dezenas de milhões de usuários)?

A resposta é NÃO!

Existe uma multidão de pessoas que também querem emagrecer, mas que fazem buscas utilizando termos mais específicos.

Esta é a enorme brecha que existe atualmente: a maior parte dos empreendedores fazem a pesquisa inicial da mesma maneira e competem para as mesmas keywords, em uma verdadeira luta de gladiadores!

Como evitar esta batalha e curtir um drink sem nenhum arranhão?

Resposta: Rankeando para keywords que atraem o mesmo público-alvo, mas que estão fora do radar da maioria.

Veja abaixo alguns exemplos:

Caso não saiba, Goji Berry é uma fruta asiática que está fazendo bastante sucesso por combater o envelhecimento e melhorar a saúde como um todo.

Na primeira imagem, veja que há 60.500 buscas mensais no Google, sendo que nos últimos meses ultrapassou a marca dos 100.000.

No outro exemplo, o termo ‘dieta dukan’ tem mais de 200.000 buscas mensais e no último mês ultrapassou os 300.000.

Pergunta aos universitários

Você tem alguma dúvida que as pessoas que pesquisam sobre uma fruta asiática que melhora a saúde são potenciais clientes de produtos de emagrecimento e bem-estar?

Você tem alguma dúvida que as pessoas que pesquisam sobre a Dieta Dukan também são potenciais clientes de outros produtos de emagrecimento?

Repare que apenas uma keyword já supera a soma das buscas para “como emagrecer” e “dieta para emagrecer”.

Quero apenas esclarecer que não estou dizendo que é fácil rankear para ‘goji berry’ ou ‘dieta dukan’ (precisaria fazer uma análise), mas o meu ponto é que existem MUITAS outras maneiras de atingir o mesmo público-alvo em uma proporção até maior, sem seguir o caminho que todos seguem.

Como descobri estas keywords?

Olhando os grandes portais de notícias!

Este é o método NINJA: ao invés de ir direto ao Keyword Tool e pesquisar termos da sua cabeça, leia as notícias e veja o que está tendo bastante exposição e “bombando” no seu nicho.

Posso garantir que pouquíssimas pessoas fazem isso e, em tese, é mais fácil de rankear e monetizar o seu site porque há baixa competição.

Por exemplo, eu tenho um mini-site que foca em um produto específico de emagrecimento (é um produto físico, e não digital) e está em 1º lugar no Google sem fazer nenhum SEO avançado! =D

Lá eu vendo o produto físico e, ao mesmo tempo, aproveito o canal para oferecer um produto digital porque a comissão é maior! E vende que é uma beleza!

Por isso, se você quiser ter mais rendimentos sem entrar na batalha dos gladiadores, leia mais notícias dentro do seu nicho e procure keywords que a grande maioria sequer sabe da sua existência!

Jogar o jogo de maneira inteligente é a melhor estratégia para dominar a 1º página do Google! ;D

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!